Os Cinco Compromissos de Évora – World for Travel 2021

 

 

 

Os cinco compromissos ou princípios que devem nortear o setor do turismo na  direção da sustentabilidade, foram estabelecidos na 1º Conferência “A World for Travel” realizada na Universidade de Évora, nos dias 16 e 17 de setembro 2021.

1 – Oferecer opções/ incentivos sólidos de compensação carbónica
Com apenas 10% das companhias aéreas a oferecer compensação voluntária de carbono e a confiança do consumidor na credibilidade de muitos planos a continuar a ser muito baixa, a adoção de uma “calculadora” de pegada de carbono exclusiva por parte da indústria, bem como incentivos fiscais e investimento público em planos mais limpos, desempenharão um papel fundamental.

2 – Definição de plano concreto para a redução de emissões de carbono para todos os setores
Registou-se um crescimento de 60% nas emissões de CO2 relacionadas com o turismo entre 2005 e 2015, estimando-se que estas emissões aumentem até 2030, a menos que o processo de descarbonização seja acelerado. Por isso, é crucial reduzir as emissões de carbono em todos os setores. Muitas empresas e agências de viagens já têm metas líquidas zero, mas agora é fundamental que todas as organizações cumpram essa meta e sejam avaliadas por empresas de certificação internacionais.

3 – Priorizar investimentos para o desenvolvimento do turismo sustentável no período pós-COVID-19
O investimento médio de capital no turismo e viagens contribui com 17% para o PIB, com esses investimentos a precisarem de ser aumentados para desenvolver o turismo sustentável. Muitos países não investem o suficiente em turismo e, por isso, será mais difícil investir sem um plano de turismo sustentável, pois o sistema financeiro prioriza os investimentos com fortes credenciais na governança ambiente, social e empresarial.

4 – Convidar e envolver comunidades locais para co-desenhar soluções de turismo
É fundamental garantir que o turismo beneficie os lugares e as pessoas. 70% dos turistas desejam impactar positivamente a economia e o meio ambiente para onde viajam. Esse compromisso está, assim, fortemente alinhado com a procura do consumidor. Incentivos e planos de melhores práticas precisam de ser desenvolvidos para mostrar ao mundo como o turismo e a comunidade podem ser mutuamente beneficiados.

5 – Acelerar e fortalecer a cadeia de fornecimento local e integrar os respetivos ecossistemas
Em consonância com o quarto princípio, as empresas devem sempre escolher um fornecedor local, mesmo que seja mais caro. 95% dos gastos do visitante é efetuado no destino nas economias em desenvolvimento. Por sua vez, 83% afirmam que as empresas e marcas devem concentrar-se num impacto positivo real, em vez de apenas causar menos danos ao planeta e às pessoas.

Fonte: A World for Travel 2021